Trabalho em altura Industrial
Jeison Tomio

Jeison Tomio

Jun 10, 2023

Trabalho em altura Industrial

A adoção de medidas preventivas é a forma mais adequada de tornar seguro o trabalho em altura. Conforme diz o ditado: “é melhor prevenir, do que remediar”. Isso faz todo sentido se considerarmos o fato de que acidentes envolvendo trabalho em altura tendem a ser graves.

Além de comprometerem a integridade física do trabalhador, esses acidentes põem em xeque a credibilidade da empresa, podendo também gerar processos trabalhistas. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de regulamentar esse tipo de atividade.

Tanto é que a NR-35 existe para que as equipes de Segurança do Trabalho possam avaliar o cumprimento das normas de segurança pelos colaboradores. Isso inclui o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a configuração adequada do ambiente corporativo, de modo que as tarefas possam ser executadas sem qualquer risco de acidentes.

Alumas medidas de prevenção para o trabalho em altura

Vamos agora às principais medidas preventivas para evitar acidentes no trabalho em altura.

1. Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão que atua dentro das indústrias com o objetivo de preservar a integridade física e o bem-estar dos colaboradores. Essa equipe é essencial para acompanhar o andamento do trabalho em altura, facilitando a comunicação entre as equipes e a configuração do espaço interno.

2. Aposte em um programa de saúde ocupacional

Os programas de saúde ocupacional fazem parte do dia a dia das equipes de Segurança do Trabalho. A intenção é mitigar riscos relacionados às condições operacionais nas empresas e indústrias.

A partir de um mapeamento completo, é possível avaliar o cumprimento das normas de segurança e também definir regras internas quanto ao uso de equipamentos de proteção, realização de exames médicos, entre outros itens relevantes.

3. Tenha um levantamento de riscos sempre atualizado

É muito importante ter em mãos um mapa completo das operações industriais, de modo a avaliar quais atividades oferecem maior risco e, assim, definir ações para mitigá-los. Vale lembrar ainda que, em alguns casos, é possível eliminar por completo os riscos envolvidos. Esteja atento a isso e procure.

4. Diminua os possíveis riscos durante a realização do trabalho

Quando falamos em redução de riscos, geralmente vêm à mente medidas de segurança complexas. No entanto, algumas medidas simples já são capazes de diminuir consideravelmente o risco de acidentes no local de trabalho. Um exemplo é a presença de abrigos contra intempéries climáticas – no caso de trabalho a céu aberto – ou o uso da linha de vida na manutenção de telhados.

Jeison Tomio

Jeison Tomio

Bombeiro Civil numa empresa Multinacional de Fundição Blocos fundidos. É tecnólogo em Segurança do trabalho e Pós graduado em Engenharia de Prevenção e Combate ao Incêndio e Higiene Ocupacional. Nas horas vaga é estudante de Análise Desenvolvimento de Sistemas e produz aplicações Web.

Deixe seu comentário

Deixe sua opinião ou sugestão sobre o assunto.

Posts relacionados

Apenas esse post relacionado ao tema

Categoria