Fábio Queiroz
Quando ocorre um incêndio em uma indústria é acionado a Brigada e/ou Corpo de Bombeiros para interver, esses profissionais atuam de modo a evitar perdas materiais, lesão humana entre outras.
Não é comum um profissional se expor a riscos, porém quando se trata de combate a incêndio, existem muitas variáveis e fenômenos, que podem gerar altas temperaturas em um ambiente.
Para proteção pessoal do Bombeiro existem equipamentos de segurança apropriados. Quer conhecer uma tecnologia que ajuda os Bombeiros a se proteger das chamas a muitos anos?
Com essa questão o Bombeiro Civil Fábio Queiroz na data 14/06/2023, acompanhou alguns ensaios nos laboratórios da empresa DuPont localizada em Barueri - São Paulo.
Um desses foi o ensaio térmico (chamas repentinas) feito em ambientes controlado e avatar térmico com trajes de proteção corporal.
No ensaio pode ser observado que a tecnologia Nomex suporta temperaturas acima de 1000°C sem sofrer dados, ou seja, protege muito bem o corpo do usuário.
O ensaio chamado de Thermo-Man, simula uma exposição repentina a altas temperaturas. Neste laboratório existem 122 sensores que monitoram o calor, posicionados de modo estratégico analisam o comportamento de energia durante a exposição em altas temperaturas.
Esse tipo de ensaio conta com um avatar térmico, os dados coletados possibilitam comparar desempenho de diversos trajes, e no ensaio ficou evidente a superioridade da tecnologia Nomex.
A empresa DuPont através de tecnologias como está continua protegendo muitas vidas em todo o mundo.
Em nome do projeto social: BS-PREA, nós agradecemos a DuPont por ajudar na segurança e proteção da nossa classe de Bombeiros em todo o mundo!
É Tecnólogo em segurança, Pós graduado em Engenharia de Prevenção e Combate ao Incêndio e Higiene Ocupacional, produz conteúdos atualizados para parceiros, fornece mentoria para Bombeiros de todo o Brasil de forma remota.
Deixe sua opinião ou sugestão sobre o assunto.
Apenas esse post relacionado ao tema